Consequência dos encontros e desencontros daqueles que nela nasceram e daqueles que nela desembarcaram, as metrópoles abrigam uma diversidade que não se encontra em qualquer lugar. As metrópoles são territórios complexos, intensos, dinâmicos e que despertam diferentes sentimentos em seus habitantes, também influenciados pelos momentos que cada um está passando em sua vida particular.
Como já escreveu o crítico cultural galês Raymond Williams:
“Cada aspecto da vida pessoal é radicalmente afetado pela qualidade da vida em geral, e mesmo assim o mais importante da vida em geral é vista em termos completamente pessoais”
‘The Long Revolution’
Photo: Paulina Malvaez, Mexico City
Sabemos que não é possível dar conta de todas as imagens e histórias que habitam cidades tão grandes. Não temos essa pretensão. Na construção deste projeto autoral, buscamos observar, através de pesquisa documental, fotos, entrevistas e relatos, como se dá a vida em quatro metrópoles da América Latina: São Paulo (BR), Cidade do México (MX), Santiago (CL) e Buenos Aires (ARG).
Cidade do México
Buenos aires
Santiago
São Paulo
Anterior
Próximo
As metrópoles mostram o que temos em comum e o que nos faz
únicos.
São Paulo – Avenida Paulista
O “ViveLatinus” é um convite para passear pelas ruas, conhecer bairros e visitar casas. Um exercício de conexão e inspiração que poderá nos ajudar a compreender, enquanto latinoamericanos, como estas metrópoles nos mostram o que temos em comum e o que nos faz únicos. O que somos e o que queremos ser.